Informação para despertar consciências.

O PODER DA CURA DO LIMÃO, 10 Benefícios de um sumo pela manhã
, / 1885 1

O PODER DA CURA DO LIMÃO, 10 Benefícios de um sumo pela manhã

Os 13 poderes da cura do limão + Emagrecer com limão + 10 Formas de utilizar o limão como produto de limpeza ecológico
PARTILHAR
Página Inicial Saúde Alimentação O PODER DA CURA DO LIMÃO, 10 Benefícios de um sumo pela manhã

 limao 

O Limão é uma fruta repleta de nutrientes, serve como alimento, é um remédio natural e até serve como produto de limpeza. Têm muitos benefícios e poderes na cura de várias doenças e é uma excelente bebida refrescante. Na casca do limão podemos encontrar substâncias e óleos essenciais que trazem benefícios extra para a saúde, como o auxílio na prevenção de cancro e eliminação de toxinas no organismo, além de ter fortes propriedades antioxidantes. A parte branca do limão, que fica entre a polpa e a casca, é rica em pectina, uma fibra solúvel que controla o nível de insulina e assim previne a diabetes tipo 2.

limao2

Os 10 benefícios de tomar sumo de limão todas as manhãs: 

  1. Ajuda a digestão. O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição atómica é semelhante à da saliva e à dos fluidos digestivos.  Encoraja o fígado a produzir bílis que é um ácido essencial à digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência. A American Cancer Society recomenda sumo de limão morno para estimular movimentos do intestino.
  2. Purifica o organismo, é diurético. O sumo de limão ajuda a eliminar  matérias indesejáveis e toxinas em parte porque aumenta a taxa de urina no corpo. Desta forma, as toxinas são libertadas mais rapidamente mantendo o trato urinário saudável. O ácido cítrico dos limões ajuda a maximizar a função das enzimas,  estimulando o fígado e ajudando a desintoxicação.
  3. Fortalece o sistema imunitário.  Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti inflamatórios e é usado em casos de asma e outras condições respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo. O ferro tem um papel importante no sistema imunitário. Os limões contêm também saponinas com propriedades anti microbianas que combatem constipações e gripes.
  4. Equilibra os níveis de PH. Os limões são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas.  Claro que são ácidos por si, mas no organismo são alcalinos. (o ácido cítrico não cria acidez quando metabolizado). Os limões contem ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. A doença ocorre apenas quando o PH está ácido. Beber limão com água regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas de dores e inflamações.
  5. Limpa a pele. A vitamina C e outros antioxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Pode até ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspeto.  Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas de dentro para fora.  A vitamina C do limão rejuvenesce a pele a partir do corpo.
  6. Energiza  e melhora o humor. A energia que o corpo humano recebe dos alimentos vem dos átomos e moléculas. Dá-se uma reação quando a carga positiva dos alimentos interage com a carga negativa das enzimas.  O limão é um dos poucos alimentos que contem mais iões com carga negativa, proporcionando ao organismo mais energia quando entra no trato digestivo. O cheiro do limão é bom para o humor,  ajuda a clarificar a mente, reduz a ansiedade e depressão.
  7. Promove a cura.  O ácido ascórbico, abundante nos limões, promove a cura de ferimentos e é essencial para manter os ossos, tecidos e cartilagens  saudáveis.  Como já referido, a vitamina C tem também propriedades anti inflamatórias o que em conjunto torna o limão essencial para a boa saúde e recuperação de stress e ferimentos.
  8. Refresca o hálito. Para além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. Atenção que o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes.  Tome consciência disso. Não lave os dentes logo após tomar o sumo de limão com água. Ou lava antes, ou espera um bom bocado antes de o fazer.
  9. Hidrata o sistema linfático. A água morna com sumo de limão ajudam o sistema imunitário, hidratando e repondo fluidos no corpo. Quando o corpo está carente de água, consegue sentir os efeitos colaterais que incluem cansaço, menor resistência à doença, prisão de ventre, falta de energia, baixa/alta tensão, falta de sono, falta de clareza mental, stress e outros.
  10. Ajuda a perder peso. Os limões são ricos em fibra pectina que ajuda a combater os desejos por comida. Estudos revelam que pessoas que tem uma dieta alcalina perdem peso mais rapidamente.

 

Os 13 poderes de cura do limão

  1. Alergias: Os limões contem o fito nutriente  hesperidina que comprovadamente alivia de forma eficaz os sintomas alérgicos.
  2. Anti envelhecimento: A vitamina C contida nos limões ajuda a neutralizar os radicais livres relacionados com o envelhecimento e outros tipos de doenças.
  3. Antiviral: Para além de ser eficaz contra as gripes e constipações, o terpeno limonóides contido nos limões tem feitos antivirais comprovados em outros tipos de vírus.
  4. Cancro: Os Limões contêm 22 componentes anti cancerígenos, incluindo limoneno, um óleo natural que reduz ou interrompe o crescimento de tumores cancerígenos. Contêm também uma substância chamada flavonol glicosídeos que interrompe a divisão das células cancerosas.
  5. Constipações e Gripes: Os limões são ricos em vitaminas e flavonoides que funcionam em conjunto para combater eficazmente infeções.
  6. Diabetes: Para além de melhorar problemas de visão associados a diabetes, os limões contêm hesperidina que reduz consideravelmente os níveis de açúcar no sangue, quando elevados.
  7. Distúrbios de visão: A rutina, encontrada nos limões, tem sido apontada em investigações como responsável pela melhoria de sintomas de doenças dos olhos, incluindo retinopatia diabética.
  8. Distúrbios no cérebro e sistema nervoso: O potente fito nutriente tangeretina contido na casca do limão tem demonstrado benefícios em distúrbios cerebrais como a doença de Parkinson.
  9. Equilíbrio do metabolismo: A componente ácida dos limões interage com o metabolismo produzindo um efeito alcalinizante nos fluidos corporais, ajudando a restabelecer o equilíbrio do pH do organismo.
  10. Fígado: Sumo de limão fresco adicionado a um copo de água pela manhã desintoxica o fígado.
  11. Limpeza intestinal: O sabor amargo do limão potencia os movimentos peristálticos – movimentos de contração e relaxação dos intestinos – ajudando a eliminar resíduos e a regular o trânsito intestinal. Beba um pouco de água morna com sumo de um limão todas as manhãs em jejum.
  12. Nutrição: Limões contêm vitamina C, ácido cítrico, flavonoides, vitaminas complexo B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e fibra.
  13. Vesicula biliar e pedras nos rins: O ácido cítrico contido no limão ajuda a dissolver cálculos biliares, depósitos de cálcio e pedras nos rins.

 

Benefícios do limão congelado

Os principais benefícios do limão congelado são proteger as células, facilitar a digestão e regular os açúcares, pois ao congelar o limão se tem mais facilidade em utilizar a sua casca, que tem antioxidantes e fibras.

Para congelar o limão, primeiro lave bem o limão e depois o coloque no congelador. Quando quiser usar basta raspar a casca e colocar nos cozidos, nas saladas ou sobremesas e terá todos os benefícios do limão.

 

Emagrecer com Limão

Para emagrecer com limão basta adicionar o sumo de 1 limão a 1 copo de água gelada e beber diariamente em jejum, durante pelo menos 1 mês. O limão ajuda a desintoxicar o organismo, tem ação diurética e aumenta a sensação de saciedade durante o dia. Mas para alcançar melhores resultados aconselha-se tomar esta “limonada sem açúcar” meia hora antes do almoço e do jantar.

É importante o consumo do limão diluído em água porque a fruta é ácida e azeda, não sendo do agrado do paladar de todos. A água deve ser consumida gelada, pois assim o organismo tem que gastar mais energia para aquecê-la, queimando algumas calorias a mais, o que também ajuda a emagrecer.

O segredo do limão está no ácido cítrico que ele possui, este ácido tem ação adstringente que promove uma verdadeira limpeza no organismo combatendo toxinas, gorduras e os radicais livres, mas para que ele alcance os objetivos desejados não se pode adicionar açúcar. Se o limão estiver muito azedo, pode-se adicionar algumas gotas do suco de laranja pois ela possui um paladar mais doce, ajudando a equilibrar os sabores.

Apesar do limão ser uma fruta ácida ele torna o sangue e outros fluidos corporais menos ácidos, diminuindo assim o risco de doenças, já que todas elas são mais frequentes no meio ácido. Isto também  favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando o processo de emagrecimento e a manutenção do peso.

O limão é rico em fibra pectina, que ajuda a moderar os desejos exagerados de comer. Os estudos demonstram que as pessoas que mantêm uma dieta mais alcalina tendem a perder peso mais rapidamente.

 

10 Formas de utilizar o limão como produto de limpeza ecológico

  1. Mãos cheirosas: depois de mexer em peixe cru, alho ou outros alimentos que deixam um forte odor nas mãos, esfregue-as com um pouco de sumo de limão para neutralizar o cheiro.
  2. Lavar loiça: para intensificar o poder desengordurante de um típico sabão de lavar loiça, acrescente-lhe 1 colher de chã de sumo de limão.
  3. Tupperwares/recipientes de plástico: para limpar a fundo e retirar toda a gordura que por vezes fica acumulada em tupperwares ou outros recipientes de plástico, esfregue sumo de limão sobre a sujidade, deixe secar ao sol e depois lave como habitualmente.
  4. Tábuas de cortar: as tábuas de cortar – em plástico ou madeira – que utilizamos na cozinha para preparar alimentos têm de estar sempre impecavelmente limpas. Para assegurar uma limpeza ecológica das mesmas, corte um limão a meio e esfregue uma dessas metades em toda a extensão da tábua, deixe repousar durante 20 minutos e depois passe por água.
  5. Bancadas: para uma limpeza profunda das bancadas da cozinha e da casa de banho/banheiro, mergulhe metade de um limão em bicarbonato de sódio e esfregue as mesmas; limpe com um pano húmido e seque bem. Este preparado não deve ser utilizado em superfícies delicadas, caso do mármore, alguns tipos de pedra e aço inoxidável.
  6. Torneiras: para devolver às torneiras da cozinha e casas de banho/banheiros o seu brilho natural, esfregue um pouco de sumo de limão sobre as mesmas e deixe atuar durante a noite. Na manhã seguinte, retire com um pano húmido e seque.
  7. Na lavandaria: para tornar a sua roupa branca ainda mais luminosa, adicione ½ copo de sumo de limão à máquina de lavar roupa, no ciclo de enxaguamento.
  8. Juntas de azulejos: uma das zonas da casa mais difíceis de manter limpas, recorra a uma pasta composta por sumo de limão e 2 colheres de chá de creme de tártaro para limpar, sem esforço, todas as juntas de azulejos. Basta aplicar e esfregar com recurso a uma escova de dentes velha e depois passar por água.
  9. Caixote do lixo: espremer algumas gotas de limão dentro do caixote do lixo é o suficiente para refrescá-lo e deixá-lo a cheirar bem entre lavagens.
  10. Vidros: uma das formas mais verdes de limpar vidros é misturar 1,5 litros de água com 2 colheres de sopa de sumo de limão, pulverizar e limpar as janelas com recurso a jornais velhos. A limpar também se pode viver uma vida mais tarde…

Bibliografia:

http://medicina-tradicional-chinesa.com/2012/04/18/poder-de-cura-do-limao/

http://fazbemasaude.blogs.sapo.pt/casca-de-limao-9969

http://m.ruadireita.com/textos/alimenta%C3%A7%C3%A3o/o-limao-e-seu-poder

http://www.tuasaude.com/beneficios-do-limao/

http://melhorcomsaude.com/os-beneficios-de-beber-agua-com-limao-diariamente/

http://umavidaverde.com/artigos/10-formas-utilizar-limao-como-produto-limpeza-ecologico

Autor
Sou Engenheira Informática licenciada pela Universidade de Évora e uma pessoa sempre preocupada com o meu bem-estar físico, mental, emocional e energético. Como tal, procuro sempre aumentar os níveis de autoestima, de forma a estar motivada para ideias criativas e inovadoras, a nível profissional e a nível pessoal, bem como proporcionar à minha família muita felicidade, pois adoro ser mãe, esposa e dona de uma gatinha meiga e doce. O meu interesse por Medicinas Alternativas, modos de vida saudável e gosto pela informação permite-me encontrar alternativas à medicina tradicional, pois odeio tomar medicamentos. Como hobbies saliento a minha procura na arte de recriar e inventar, normalmente com materiais recicláveis, artigos para o lar ou para uso pessoal, decoração e utilidades para o dia-a-dia. O restante tempo livre é para estar em família, passear e aproveitar ao máximo para recordar sempre com saudades...

Um Comentário

  • Maria do Carmo Santos diz:

    Ainda bem que uma Engenheira Informática se interessa por Medecinas Alternativas , uma área em que eu acredito profundamente . Também eu não gosto de tomar medicamentos .Desde criança que me recordo de ouvir minha mãe dizer que quando era jovem ouviu muitas vezes o médico , na sua aldeia Alentejana, dizer “que os médicos morriam com os medicamentos na cabaceira e não os tomavam e que as vacinas serviam para as pessoas que estavam com saúde ficarem doentes”. Estas informações estão de acordo com o meu pensamento. Acredito na Filosofia do Chileno Manuel Lazaeta Acharán.

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

PASSWORD RESET

LOG IN